sexta-feira, 27 de setembro de 2013

ENERGIA NO COTIDIANO

Situação de Aprendizagem- Energia no cotidiano


Tempo: 3 aulas
Conteúdos e temas: Energia no cotidiano e no sistema produtivo – Ciências e tecnologia
Competências e Habilidades: Ler e interpretar informações contidas em uma conta de energia elétrica residencial e desenvolver conceitos para o uso racional dessa energia.
Estratégias de Ensino: Analise da conta de energia elétrica; e confecção de folhetos com dicas de como economizar energia.
Recursos: conta de energia elétrica, textos sobre a utilização da energia elétrica, pesquisa de dicas sobre economia, livros didáticos, sites, sulfite, hidrocor e lápis der cor.
Avaliação: Participação oral nas discussões coletivas sobre a analise da conta de energia elétrica, analise dos folhetos produzidos.


Sondagem: Qual a importância da energia elétrica no nosso dia a dia? Como seria viver sem energia elétrica? De onde vem essa energia? Como ela é cobrada?
Problematização: O que pagamos na conta de luz? Por que pagamos tão caro? (Conta de luz)
Contextualização:  Comparar as contas dos colegas, percebendo quem gasta mais ou menos e em que épocas gastamos mais ou menos (investigação)

Sistematização: Discutir coletivamente as dicas para se economizar energia.

 

2 comentários:

  1. Ficou muito bom Luciano, as imagens deram mais vida a atividade parabéns.

    ResponderExcluir
  2. Excelente trabalho professores!!! Ficou muito agradável a visualização.
    Visitem o blog do grupo 6.
    http://cienciasbemdinamica.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir